segunda-feira, 25 de outubro de 2010

#vejamente / 35 anos sem Vladimir Herzog


Que a revista Veja é tendenciosa sempre se soube, porém, a partir do mometo que se torna apenas uma revista tucana, isso atinge à ética. A imprensa deve ser imparcial, nem de direita nem de esquerda, deve apenas mostrar os fatos como eles são. Há uma banda podre do PT, mas há muito mais podridão no P$DB.

A hashtag #vejamente foi amplamente divulgada no Twitter nesses últimos dois ou três dias. E é a mais pura verdade. Quando a revista difamou o candidato do PSB Cid Gomes na época da campanha eleitoral, Marcos Cals e Lúcio Alcântara divulgaram em seus horários gratuitos na televisão a reportagem. O que houve? A PF investigou, era tudo mentira da direitista e conservadora Veja. Cid ganhou direito de resposta no horário de seus adversário e conseguiu a reeleição para Governador do Ceará ainda no primeiro turno.

Hoje, 25 de outubro, completam 35 anos da morte de Vladimir Herzog, jornalista que foi preso na época da ditadura militar em 1975, encontrado espancado e morto, enforcado pela própria gravata. Na época, os militares afirmaram ter sido suicídio. Ele havia sido chamado para prestar contas com o seu envolvimento com o então clandestino PCB (Partido Comunista Brasileiro, o "Partidão").

Recentemente, em 2004, foram divulgadas supostas fotos do jornalista nu, antes de ser morto sob custódia. Em nota, os militares afirmaram que "as medidas tomadas pelas forças legais foram uma legítima resposta à violência dos que recusaram o diálogo". Porém, logo a autenticidade das fotos foram descartadas. O presidente Lula logo exigiu uma retratação pelo infeliz comentário. O General Francisco Albuquerque atendeu à exigência, fazendo uma retratação de cinco parágrafos dizendo exatamente o oposto do comentário anterior, afirmando que o Exército lamentava a perda do jornalista e que não queria reavivar fatos de um passado trágico que ocorreu no país.

A liberdade de expressão existe e deve ser respeitada. Não deve haver nenhuma mordaça que impeça a verdade de chegar à população. Não estamos mais vivendo na ditadura que tanto aterrorizou o país, mas a verdade deve prevalecer, tal como a imparcialidade e a ética, não encontradas na Veja. Que continue publicando seus factóides, afirmando indiretamente que o bom cristão Zé Serra salvará o país do inferno comunista que o maquiavélico Lula está destruindo.

E pior que a Veja, somente a Globo. Não é novidade que a Rede Globo de Manipulação defendia a ditadura na época, mesmo que tente a todo custo apagar este passado. Até no caso da bolinha de papel (motivo de chacota nacional, com direito à matéria no Le Monde da França) a Globo chamou um "perito", tudo isso para tentar convencer ao eleitor brasileiro que um objeto pesado havia sido jogado na careca do Santo Serra. Foi um tiro no próprio pé. Nunca na história de todas as eleições uma simples bolinha de papel teve tanta importância para o futuro do país.

16 comentários:

Alapuck's iLtda disse...

realmente a imprensa VEJA, EPOCA, GLOBO é muito falcatrua, distorcem tudo e jogam a opinião publica contra a situação... nem comparação os governos.. dia 31 o povo fala mais alto é diLma no palácio do planalto!

Unknown disse...

Tu só fala de política agora nessa budega,naaam!kk

Unknown disse...

*O tão 'querido' Cid Gomes falou, há algum tempo, sobre o PMDB e sobre quem é o mais preparado entre Serra e Dilma(tem o vídeo no youtube,assista!).

*Veja = revista tucana?! QUANTA ASNEIRA! PESQUISE E VERÁS QUE ELA FALA MAL DE TODOS!

*Agora a Globo é ruim porque quer mostrar a verdade para os eleitores brasileiros?! Para com isso! Ele nem ligou para a bolinha de papel, vocês, petistas, é que gostam de distorcer os fatos!

*José Serra não será uma 'salvação', mas também não será o prolongamento de um 'câncer' desta nação!

SERRA 45!!!

Júnior disse...

que bom que você fala de politica,nós jovens precisamos discutir,disseminar conversar com nossos pais. eu vejo q a minha mãe não é nada politizada e talvez muitos pais sejam iguais a ela e é por esse motivo q vivendo em um país tão desigal.adorei muuuuito mesmo seu post.
obrigado pelo comente no meu blog e engraçado q eu também adoro o poema 'Ismália' pra mim um dos mais lindos.não tenho um estilo de escrever,ainda,então escrevo oq vem a cabeça!
abraço!

http://coolercheio.blogspot.com/

Unknown disse...

Gosto do seu jeito de comentar e sua originalidade fazendo isso =D

Legal suas opiniões, apesar de não concordar com certas coisas.

http://educacaoalienista.blogspot.com/

Bruno disse...

Não confie na mídia de nenhuma forma! Isso parece que se tornou regra de vida, mas para poucos. Temos que interpretar as notícias peneirando elas.

Sou Dilma 13 no dia 31/11.

www.nervozero.co.cc

Rengaw disse...

Voto na Dilma e acho que tudo o q aqui foi dito é verdade. Você escreve muito bem. Passe pelo meu blog:http://pensadoenaodito.blogspot.com/

Torugo disse...

Seus últimos posts são legais para serem debatidos mas eu não me aprofundo em assuntos políticos na blogosfera. Mas parabéns pelo ótimo blog e sucesso! ;)

[]'s
blog.avoado.com

Marcos de Sousa disse...

A liberdade de expressão implica no direito de cada um poder dizer e pensar o que quiser. Logo, a Veja, a Globo e qualquer outro meio de comunicação qualquer pode defender um partido ou uma visão política. Vivemos ou não em um país livre?

Evelyn Carolina disse...

Eu gosto de política, acho legal informar isso aqui, para os jovens. Cada um tem o direito de dizer o que quer, realmente. Ele nem ligou pra bolinha de papel, agora joguem com força, um objeto duro, para ver se não machuca. POR FAVOR!

Unknown disse...

"Ele nem ligou pra bolinha de papel, agora joguem com força, um objeto duro, para ver se não machuca. POR FAVOR! "

*Talvez um tiro de fuzil na sua cabeça seria uma boa! hehehe

Juliane Bastos disse...

Cada um faz seu trabalho da forma que acha certa, uns ganham outros perdem. Mas no final a verdade sempre aparece.

indivídua disse...

eu me lembro dessa reportagem sobre o vlado, foi o cúmulo... um homem como ele foi não merecia aquela...


e sobre a bolinha de papel, o serra só conseguiu foi se auto-desmoralizar. babaca

Angélica Nunes disse...

Pra mim são "duas" chinelonas... prefiro o meu cachorro na presidência...

Unknown disse...

"e sobre a bolinha de papel, o serra só conseguiu foi se auto-desmoralizar. babaca "


*Perdoai-a, Pai, ela é uma ignorante que não sabe o que escreve!
:]

Unknown disse...

SEm entrar em méritos políticos, tenho que concordar com você. ESte lado da imprensa tendenciosa, pelos meios e intrumentos que vc citou, é algo inacietável!
Outro dia vi um blog comparando a mesma notícia sendo divulgada por dois canais diferentes... Inacreditável o nível da manipulação!

Parabéns pelo post!

;D